Responsabilidade x Resposta-habilidade

Quanto mais você ama suas decisões, menos você precisa que os outros as amem.

Quanto mais você ama suas decisões, menos você precisa que os outros as amem.

Esses dias me peguei pensando sobre responsabilidade. Respons..abilidade… resposta…habilidade. É. Reparou que ali dentro, na verdade existem duas palavrinhas? Descobri que separadas, elas regem um conceito muito mais interessante.

Desde sempre a gente ouve que tem que ser mais responsável. E ser responsável significa ser mais “adulto”, agir de acordo com as normas da sociedade, fazer a coisa certa. Mas o que é a coisa certa? Numa realidade tão complexa, dá pra dizer que dada situação tem apenas uma resposta certa, que é o responsável?

Talvez por isso responsabilidade assuste, porque às vezes a gente a vê como culpa. E acha que ser responsável pela própria vida significa ter que se sentir culpado ela. Mas se pensamos em resposta-habilidade, na capacidade de responder, enxergamos melhor. Resposta-habilidade, ou habilidade de responder é capacidade de escolha.

Sim. Dentre muitas respostas possíveis, sempre posso escolher como agir. Em uma situação difícil, podemos de forma irresponsável, ficar na defensiva, com raiva ou fugir. E não tem essa de “assumir a responsabilidade”. A real é que não temos escolha.  Estamos sempre respondendo a situações, mesmo que a resposta seja não fazer nada.

Assim, resposta-habilidade se concentra em seus padrões , não nos padrões da sociedade. De que adianta me preocupar com o que os outros estão escolhendo? Sua responsabilidade é cuidar de si mesmo, ninguém mais pode fazer isso por você.

Ser considerado responsável pode até te dar aprovação alheia, mas quando tenho habilidade de resposta, a única aprovação da qual tenho certeza a minha própria. E aos poucos, a gente vai aprendendo que afinal é a que importa. Meus amigos, familiares, chefes e etc podem não entender ou aprovar minhas escolhas. Mas uma pessoa capaz de resposta não tenta agradar os outros. Consciente das consequências de minhas escolhas, encontro a melhor maneira de responder a eventos em minha vida, de modo a melhorar minha saúde mental e emocional. Egoísmo? Melhor chamar de sanidade. 

Capacidade de resposta diz respeito à adaptação à vida. Resposta-habilidade te orienta para uma crescimento contínuo.

Quando eu me esforço para ter habilidade de resposta, eu busco sempre a melhor forma de me respeitar, adaptar e crescer.  Busco sempre aprender com meu passado e assim escolher de forma mais consciente e aos eventos em minha vida – eu aprendo a me escutar, a não me vitimar. Não é só bom pra mim, mas também beneficia a todos com quem interajo. Mais equilibrado e emocionalmente inteligente, sou melhor em meus relacionamentos.

Fontes: mindfulconstruct.com e tinatessina.com

Deixe um comentário

