O que é felicidade afinal?

felicidade 
fe.li.ci.da.de 
sf (lat felicitate1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.

Quem dera uma simples definição de dicionário pudesse nos responder. Quem nunca se perguntou o que é felicidade? Será que se a gente conseguisse defini-la conseguiríamos assim alcançá-la?

A busca da felicidade é uma epidemia mundial — em um estudo com mais de 10 mil participantes de 48 países, os psicólogos Ed Diener, da Universidade de Illinois, e Shigehiro Oishi, da Universidade de Virginia, descobriram que pessoas de todos os cantos do mundo consideram a felicidade mais importante do que outras realizações pessoais altamente desejáveis, tais como ter um objetivo na vida, ser rico ou ir para o céu.

Numa recente busca sobre essa questão na web (e uma eterna busca por alcançá-la) me deparei com milhares de conceitos e ideias diferentes, mas nada tão simples e objetivo quanto a visão do professor Mario Cortella* em uma das entrevistas mais interessantes do belo projeto EU MAIOR, filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade que sai em breve:

“A felicidade é sempre episódica…afinal de contas nós so temos a noção de felicidade pela carência. Se eu tivesse a noção de felicidade como algo continuo eu não a perceberia.”

 

*Mario Sergio Cortella é um  filósofoescritoreducadorpalestrante e professor que abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s